quarta-feira, 16 de maio de 2012

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA DA REDE ESTADUAL COM ALUNOS SURDOS, OUVINTES E DEFICIENTES INTELECTUAIS.

1ª ATIVIDADE:

FOI CRIADA UMA SITUAÇÃO DE USO PARA INTRODUZIR A RELAÇÃO DE PREPOSIÇÕES:


a) O pianista parou de tocar piano.
b) O pianista parou para tocar piano.
c) O pianista parou após tocar piano.
d) O pianista parou sem tocar piano.

1. Todas as palavras do quadro tem o mesmo sentido?
2. Quais as palavras que contribuiram para diferenciar o sentido da frase?

O OBJETIVO DA ATIVIDADE ERA LEVAR OS ALUNOS A PERCEBER QUE TODAS AS FRASES ERAM IGUAIS ENTRETANTO NÃO TINHAM O MESMO SENTIDO DEVIDO AS PALAVRAS EM NEGRITO QUE NÃO SIGNIFICAVAM A MESMA COISA (DE - PARA - APÓS - SEM).
A ATIVIDADE RETOMA A IDEIA DE QUE A ESCOLHA DA PREPOSIÇÃO CONTRIBUI COM O SENTIDO QUE SE QUER DAR AO TEXTO. NÃO É NECESSÁRIO QUE OS ALUNOS MEMORIZEM TODAS AS PREPOSIÇÕES, APENAS SAIBAM USAR DE FORMA ADEQUADA.

2ª ATIVIDADE:

LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL


LEITURA DO TEXTO ORAL EM SEGUIDA DA LEITURA DO TEXTO EM LIBRAS;
IDENTIFICAR AS PALAVRAS DESCONHECIDAS (PUBERDADE, MATURIDADE, JUVENTUDE);
EXPLICAR O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS EM LIBRAS;
PEDIR OPINIÃO DOS ALUNOS SOBRE O TEXTO;
PRODUÇÃO TEXTUAL POR ESCRITO DOS ALUNOS.

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